Qual o valor dessa resposta? O titulo desse levantamento é para chocar assim como a morte de um atleta é chocante e dispara todos os alarmes relacionados à segurança de um evento com provas de alta exigência física.
Dukic era um nadador muito experiente, foi atleta de polo aquático por muitos anos e para um Sérvio ávido pela competição, o polo aquático é um dos objetivos, já que seu país é, por exemplo, tricampeão olímpico na categoria masculina. Além disto, relata-se que o atleta trabalhou como salva-vidas enquanto estudava nos EUA.
Lazar, assim como tantos outros atletas, era inquieto, buscava por mais desempenho, e pode ter sido desta maneira que ele conheceu o Crossfit, sendo o seu primeiro treino o mais desafiador para todo iniciante, o Benchmark Hero Murph. Enquanto seu País não possuía box para poder treinar, teve de adquirir equipamentos e iniciar treinando em casa.
Dedicado e competitivo, se tornou hexacampeão nacional de Crossfit. Seu primeiro Open foi em 2017, classificou em 2019 e teve sua estreia nas finais do Crossfit Games de 2021, mantendo-se no top 10 em todas suas participações de finais.
Infelizmente um dos atletas mais queridos pela comunidade e por seus companheiros encontraria seu fim em uma prova que envolvia aquele esporte que lhe deu muitas conquistas: a natação.
As 07h do dia 8 de Agosto de 2024, o Crossfit Games 2024 iniciou com Event 1 “Lake Day" com 5,6Km de corrida e 800m de natação. Todo percurso da natação contava com médicos e judges posicionados com pranchas de stand-up paddle.
Jeff Adler foi o primeiro atleta a entrar na agua aos 20 minutos da prova. Jelle Hoste foi o primeiro a cruzar a linha de chegada por volta dos 35 minutos de prova, neste momento temos a ultima imagem de Lazar ocupando a segunda posição na prova. Há um vídeo onde é possível ver o atleta com dificuldades e dois voluntários relativamente próximos.
Pelo menos dois atletas se perderam no percurso antes de concluir e, aos 57 minutos e 18 segundos de prova, Kyra Milligan é a ultima atleta a cruzar a linha de chegada. Com a prova concluída e muitos rumores, foi confirmado o desaparecimento de um dos 80 atletas, que horas depois foi confirmado ser o de Lazar.
O corpo do atleta é encontrado após mergulhadores do corpo de bombeiros iniciarem as buscas. Faltavam apenas 75m para o final do percurso segundo o relatório do resgate.
Iniciava-se aí talvez a maior crise dentro da CrossFit, que, mesmo após a morte do atleta, decide continuar os CrossFit Games, ainda que a contragosto de grande parte da sua comunidade.
Depois de algumas semanas de investigação, o relatório do Instituto Médico Legal do Condado de Tarrant concluiu que a causa da morte do atleta foi por afogamento acidental. O relatório ainda trás que o corpo do atleta foi resgatado e declarado morto duas horas após o desaparecimento e que a Crossfit atendeu a todos os requisitos de segurança exigidos pela lei para realização do evento.
O posicionamento da Crossfit e da família de Lazar, na pessoa de seu irmão Luka, são bem divergentes. À época dos jogos, Dave Castro, diretor dos Crossfit Games, deu declarações que os jogos continuariam como forma de homenagem ao atleta falecido e com a benção de sua família. Algum tempo depois, Dave admitiu que a sequencia dos jogos foi uma decisão tomada quase que integralmente pela CrossFit e disse arrepender-se de ter colocado o peso da decisão nas costas da família Dukic.
A Crossfit, desde o ocorrido, realiza uma investigação particular dos fatos, porem de antemão informa que não publicará o relatório completo devido a privacidade e considerações legais.
Para Luka Dukic a continuidade dos jogos não faria diferença já que “nada trará ele de volta”. O irmão de Lazar acusa a Crossfit de estar despreparada para o evento e o suporte que seria necessário, já que há um vídeo claro da transmissão que mostra o atleta com dificuldades e afundando muito próximo a dois voluntários utilizando o stand-up paddle.
Também relata que a organização não respeitou seu desejo de homenagens e cerimonias sem mídia e indaga o fato de uma fatalidade desta acontecer em uma competição gigante de uma empresa multimilionária. O desejo de Luka é que o irmão seja lembrado por ser uma excelente pessoa com o coração gigante e conclui que nenhuma investigação irá revelar algo diferente do que a falta de atitude quando foi necessário.
Ultimas ações:
Como parte das ações tomadas pela CrossFit durante a investigação, a empresa decide que para competições futuras estão banidas provas de natação em águas abertas. Caso o elemento seja incluído em alguma prova, esta será em ambiente controlado e monitorado; Sempre e obrigatoriamente haverá um líder sênior de segurança e um conselho consultivo com profissionais médicos, especialistas em segurança e atletas; Os treinamentos pré-evento, protocolos de comunicação e emergência serão melhorados; será incluída uma equipe médica de saúde mental para os atletas.
A Professional Fitness Athletes’ Association (PFAA) pode ter tido grande influencia neste posicionamento da Crossfit em criar uma comissão de segurança, visto que este foi um pedido direto da associação junto com mais transparência nas investigações. O terceiro e mais polemico pedido, a exclusão de Dave Castro da equipe esportiva da Crossfit, foi negado a partir do posicionamento da marca de manter o profissional na liderança dos Games.
A morte de Lazar Dukic reforça a necessidade por mais segurança em eventos esportivos de alta desempenho. Provavelmente não foi a primeira e não será a ultima, visto que há diversos eventos do esporte ao redor do mundo que não tem a repercussão dos Games.
Ainda assim, precisasse de mais segurança, suporte e ações educativas aos atletas sobre os riscos e medidas preventivas de saúde e seguridade.
A marca que fica:
Já durante os games de 2024, diversos atletas deixaram a competição por entender que a CrossFit falhou em garantir segurança e pareceu não se importar com as vidas dos atletas, a PFAA ganha força, uma vez que, a organização já vinha alertando sobre esses casos.
É cada vez mais comum vermos atletas virarem cifras, competições que cobram caro e deixam de garantir a mínima estrutura de segurança e infelizmente isso acontece nos Games e nas competições menores, o que também infelizmente acaba caindo sobre nós, os competidores, a responsabilidade de avaliar e escolher em qual se deve participar.
Luka Ducik, irmão de Lazar, é o novo "inimigo" da CrossFit
Como era de se esperar, Luka Ducik, que também participou dos CrossFit Games esse ano e acompanhou de perto a morte do próprio irmão, tornou-se porta voz da família e, diferente do que a CrossFit alegava, não concorda com como as coisas tem sido tocadas.
Todo e qualquer novo anúncio sobre o caso é rebatido por Luka, até mesmo aqueles que não envolvem diretamente a morte do irmão como o anúncio das mudanças para a temporada, que foi duramente rebatido por ele que sempre reafirma que há um completo descaso e desrespeito da marca com seus atletas.
Esse levantamento foi realizado por Mateus Mohr do Coletivo de Criadores de Conteúdo do Máquina de Vencer, as fontes foram o Relatório do incidente, The Barbell Spin, ABC, Known and knowable, non stop crossfit, Jagran Josh, PFAA, WFAA, beIN sport.
Excelente!!!!!