Se você veio até aqui para descobrir este segredo, sinto muito. Nenhuma dieta de um dia irá aumentar o seu desempenho magicamente. É necessário um frequente acompanhamento de nutricionista e seguir com rigor as recomendações.
Mas é claro que não vamos deixar de dar algumas dicas que irão contribuir para você completar esse desafio!
Como já foi dito na nossa matéria sobre o Murph, equipamentos como um bom grip e um tênis mais voltado para corrida, roupas leves e confortáveis, protetor solar e uma boa noite de sono são fatores importantíssimos para que você tenha desempenho e condições físicas de concluir o Wod. Aliado a isto, alimentação e hidratação adequadas são fundamentais. Portanto, vamos as dicas:
HIDRATE-SE!
Este treino exige muito do condicionamento do praticante. Água é fundamental para correta função fisiológica e manutenção do desempenho atlético. Durante a semana, no dia anterior, no momento da realização do Wod, tenha água à disposição. Água de coco e isotônicos também irão contribuir significativamente e repor eletrólitos, auxiliando na sua performance.
NÃO CONSUMA BEBIDA ÁLCOOLICA:
Se você visa o alto desempenho, não consuma álcool nunca, pois ele prejudica o crescimento muscular, o desempenho atlético e pode aumentar o risco de lesões. Para os meros mortais, evite consumir a bebida no dia anterior ao Murph. Além dos motivos já citados, haverá diminuição do desempenho aeróbico, desidratação e pode comprometer a coordenação motora. E aquele chopp pós Murph? Também não é recomendado por afetar a recuperação muscular, desidratar e prejudicar a reposição de glicogênio muscular. CERVEJA NÃO CONTÉM CARBOIDRATOS OU ELETROLITOS PARA RECUPERAÇÃO ADEQUADA APÓS GRANDE PERDA DE LÍQUIDO PELO SUOR
O QUE COMER NA NOITE ANTERIOR?
A resposta rápida é CARBOIDRATOS. Porém, apesar de ajustar sua alimentação na noite anterior, o ideal, é que já faça uma dieta com acompanhamento e ajuste a mesma com o seu nutricionista até 3 dias antes.
Os carboidratos serão sua fonte de energia para poder concluir o treino. Pizza, macarrão, arroz, purê, cuscuz, pão são exemplos de carboidratos. Não se esqueça das proteínas e, se você for vegano, aumente seu consumo em pelo menos 10%.
EVITE: industrializados, fast foods, alimentos ricos em açúcar ou gordura e incluir novos alimentos à dieta para não perder desempenho.
O QUE COMER NO DIA DO MURPH?
Vamos dividir esse tópico em duas partes.
a. Se você for alimentar-se 3h antes do treino, siga as dicas de alimentação da noite anterior, mas em menor quantidade. Utilize alimentos sólidos
b. Como a maioria tende a não acordar tão cedo no sábado do Murph, 1h antes do treino opte por alimentos mais pastosos, como shakes, geleias e iogurtes, ou líquidos como sucos naturais.
SE FOR NECESSÁRIO REPOR A ENERGIA DURANTE O WOD, UTILIZA MEL, ISOTONICOS, ÁGUA DE COCO OU CARBOIDRATOS EM GEL.
E APÓS O MURPH?
Geralmente essa frase vem acompanhada de “churrasco e cerveja por conta do dono da Box”. Porém, a recuperação muscular é essencial e a dieta deve seguir balanceada. Álcool prejudica o musculo e a gordura atrasa o esvaziamento do estomago e a reposição energética. Portanto a dieta não muda muito, consuma carboidratos com proteínas e uma fonte saudável de gordura.
É CLARO QUE APÓS TODO O DESAFIO, QUEREMOS QUE VOCE SE DIVIRTA. NÃO PRECISA SER O “LOUCO” DA MARMITA, MAS TENHA MODERAÇÃO.
Esse conteúdo foi escrito por Mateus Mohr com fontes variadas, entre elas e principalmente a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.