No último fim de semana, entre os dias 02 e 03 de novembro, aconteceu o EFB GAMES, em Bombinhas/SC. Um evento que vem ganhando força e magnitude no mundo dos campeonatos de CrossFit, devido ao alto nível de atletas participantes e com um forte diferencial, que são as provas de praia e mar aberto.
O campeonato disputa atenção com outros grandes eventos em Santa Catarina, entre eles o Summer e Winter Games, o Floripa Games e o mais recente BC Games, que é organizado pela mesma equipe do já famoso CF League em Curitiba e também prevê provas com natação em mar aberto.
A preparação para campeonatos desse nível deve ir além de manter uma rotina regular de treinos, envolve todo processo alimentar, preparação mental e acompanhamento de profissionais capacitados para que os atletas consigam performar com o máximo de segurança e garra possíveis. Isso porque esses campeonatos de grande porte tendem a ser mais cansativos e desafiadores.
Além do preparo físico e mental é preciso também preparar toda uma logística, com muitas pessoas vindo de outros lugares, é importante estar atento caso você faça parte desse grupo porque é preciso preparar-se financeiramente, pois há gastos com alimentação, estadia, transporte, entre outras coisas. Aliás nesse quesito temos uma dica: procure hospedagens próximas aos locais do evento, assim, você economiza não só dinheiro, mas também energia.
E falando em dinheiro, a inscrição para o EFB chegaram a custar R$ 309,00 e é claro que os membros do Máquina de Vencer tiveram cupom de desconto. Ainda falando sobre nosso time, tivemos 14 competidores disputando em várias categorias, entre elas RX Misto, Amador Misto e também Masters.
Mas falando sobre a competição em si, o cronograma saiu como esperado, na chegada, os atletas retiraram os seus kits - composto de camiseta oficial do evento, munhequeiras, copo para café, uma amostra de pré treino e um gel de carboidrato com cafeína, uma curiosidade: no kit da categoria RX, foi incluído um par de manguitos da Jump Over, dando a entender que, poderia ter Ring Muscle Up na prova surpresa, e adivinha? Teve mesmo.
Antes do campeonato 4 provas foram lançadas que já colocavam em check todas as valências que os atletas precisam apresentar performance e ao final do primeiro dia, foi lançada a prova surpresa, deixando todos, torcida e atletas, ainda mais alvoroçados. Essa prova fazia uma mistura do temido Thruster com muitos movimentos ginásticos, como T2B, HSPU e Handstand Walk. Essa variedade de movimentos e a dinâmica da prova transformou a arena num lindo espetáculo.
Conforme adiantamos a prova da praia que é um dos principais atrativos do campeonato, contou com natação em águas abertas, remo e corrida de curta distância, isso tudo com uma estrutura de equipamentos, tenda, som, e o mais importante: monitoramento extremamente atento de bombeiros salva vidas.
Com um leaderboard extremamente equilibrado e competitivo, no pódio foram contemplados alguns atletas de Curitiba como David Fonseca, da CrossFit High Pulse, Patrick Gomes da Steel Giants, Matheus Romão e Juliana Corrêa da CF Monstros, entre outras potências do nosso esporte.
Segundo a organização do evento, estiveram na arena, 600 atletas de 9 estados diferentes e somou mais de 40mil reais em premiações e se você se interessou para participar desse campeonato é importante dizer que ele acontece, a princípio, uma vez ao ano, bem no fim do ano.
Você pode acompanhar o campeonato no Instagram e para mais reviews de campeonatos feitos pelo Máquina de Vencer clique aqui para acessar a lista completa.
Esse conteúdo foi escrito por Bhartira Izidoro, atleta e membro do coletivo de criadores de conteúdo do Máquina de Vencer. A revisão foi feita por Higor Juan Bernardino, sócio proprietário e diretor responsável pelo coletivo de criadores do time.
Quem sabe ano que vem consigo ir...
Ano que vem quero ir
Muito fera! 👏🏻👏🏻👏🏻
Matéria ótima ! Parabéns Bha !
Boa Bha