top of page

De Under Armour a Reebok, NOBULL e GORUCK: uma rápida história dos patrocinadores principais dos CrossFit Games

Na quinta-feira, a CrossFit LLC anunciou a GORUCK como fornecedora oficial de roupas e calçados da CrossFit e dos CrossFit Games.


Atleta Goruck

Embora isso possa ser uma surpresa para muitos - considerando que GORUCK é indiscutivelmente apenas uma marca moderadamente reconhecida na comunidade CrossFit, mais conhecida por seus equipamentos táticos e equipamentos de rucking - quando olhamos para a história dos patrocinadores dos CrossFit Games, a surpresa está em primeiro plano desde o começo.


Vamos fazer uma viagem pela estrada da memória.



Logo CrossFit Games 2010

2010: O momento “CrossFit chegou”

Cheguei ao Home Depot Center em Carson, CA (agora StubHub Center), pronto para competir com minha equipe CrossFit Vancouver nos CrossFit Games. O local foi invadido por faixas e bandeiras da Under Armour. Eles estavam por toda parte.


Novo no esporte, imaginei que a Under Armour sempre foi patrocinadora dos CrossFit Games e que os Jogos sempre pareceram muito legítimos. Mas para aqueles que competiram nos Jogos Aromas anteriores, entre 2007 e 2009, a presença da Under Armour em 2010 foi um marco e tanto.


A presença de uma marca conhecida como Under Armour simbolizou um grande crescimento desde os primeiros dias, quando “qualquer um que quisesse poderia simplesmente aparecer e competir”, lembra o pioneiro do CrossFit, Chris Spealler, que competiu nos primeiros Jogos em 2007.


Em 2009, havia “patrocinadores discretos” no rancho em Aromas, disse o campeão dos Jogos de 2008, Jason Khalipa, ao Morning Chalk Up, mas isso “definitivamente aumentou” em 2010, quando os Jogos foram transferidos para o Home Depot Center.


Com patrocinadores legítimos, o prêmio em dinheiro também aumentou significativamente em 2010. Naquele ano, o homem e a mulher vencedores levaram para casa US$ 25.000 cada, acima dos US $ 500, US$ 1.500 e US$ 5.000 em 2007, 2008 e 2009, respectivamente.


Mal sabia a comunidade CrossFit, isso era apenas o começo.



Logo CrossFit Games 2012

2011-2020: A Era Reebok

A comunidade teve uma surpresa ainda maior em 2011, quando a Reebok, uma das mais antigas e conhecidas empresas de vestuário e calçados do mundo, assinou um contrato de 10 anos com a CrossFit. Este acordo incluía ser o patrocinador principal dos CrossFit Games pela próxima década e ter direitos exclusivos para usar a marca registrada CrossFit para produzir roupas e calçados CrossFit.


Como isso aconteceu: se você entrasse em qualquer afiliado entre 2011 e 2020, provavelmente veria Reebok Nanos na grande maioria das pessoas que treinavam.


A grande suposição era que ter a Reebok a bordo certamente ajudaria o CrossFit a se tornar popular.


Crescimento: Entre os verões de 2011 e 2014, o número de afiliados CrossFit no mundo saltou de 3.000 para 10.000 e atingiu 15.000 em 2018 . De repente, parecia que todo mundo já tinha ouvido falar do CrossFit e queria experimentar. Todo o crédito deveria ser dado à Reebok? Talvez não, mas ter aquela marca e dinheiro ligados ao CrossFit certamente não fez mal.



Logo CrossFit Games 2020

Vale a pena notar: o acordo de 2011 com a Reebok também viu o prêmio em dinheiro saltar de US$ 25 mil para os vencedores dos Jogos em 2010 para US$ 250 mil em 2011 (e um prêmio total de US$ 1 milhão). A premiação continuou a aumentar nos nove anos seguintes, mas em um grau consideravelmente menor do que de 2010 a 2011, quando a Reebok entrou a bordo.


Entre em 2020: Assim que sua parceria de 10 anos estava chegando ao fim, a Reebok cancelou quaisquer negociações futuras com a CrossFit após o infame tweet do fundador da CrossFit, Greg Glassman, que levou à sua eventual demissão.


Dito isto, os problemas do CrossFit e da Reebok começaram muito antes do tweet de Glassman.


Em 2018, a CrossFit levou a Reebok ao tribunal, alegando uma quebra de contrato por cerca de US$ 4,8 milhões em pagamentos de royalties perdidos. A disputa legal terminou quando a CrossFit fez um acordo por uma quantia de dinheiro não revelada.




Logo CrossFit Games 2023

2021-2023: A Era NOBULL

Em 2020, muitos na comunidade CrossFit estavam acostumados com a presença da Reebok e ficaram surpresos, mais uma vez, ao saber que o próximo patrocinador principal dos CrossFit Games seria uma empresa start-up muito menor.


Em março de 2021, a CrossFit anunciou a NOBULL como patrocinadora principal dos CrossFit Games e patrocinadora oficial de calçados e roupas do CrossFit por um período mínimo de três anos.


A era NOBULL continuou a ver o aumento da premiação nos Jogos. Em 2021, o CrossFit teve o maior prêmio da história dos Jogos, enquanto 2023 viu o pagamento aos campeões aumentar para US$ 315.000.


Uma coisa importante: embora o acordo com a NOBULL, assim como o acordo com a Reebok, concedesse os direitos exclusivos de uso da marca CrossFit para produzir roupas e calçados, 2021 a 2023 foi uma nova era.


Ao contrário de 2011, havia muito mais opções de roupas e calçados projetados para atletas de CrossFit, independentemente de o nome CrossFit ter sido usado ou não na marca da empresa. A NOBULL logo se viu competindo não apenas com grandes marcas como Reebok e Nike, mas também com a Inov-8, e com empresas novas no mercado de calçados, como a marca de natação de longa data TYR e a empresa britânica de calçados RAD.


Além disso, ao contrário de 2014 e 2018, quando os atletas dos CrossFit Games foram obrigados a usar calçados Reebok nos CrossFit Games , não houve restrições de calçados durante a era NOBULL, então os calçados NOBULL provavelmente nunca pareceram ganhar a mesma participação de mercado que a Reebok entre 2011 e 2018.


O resultado final foi que, quando se tratava de vestuário e calçados, ser o patrocinador principal dos CrossFit Games não pareceu ajudar a NOBULL a assumir o controle do espaço CrossFit como a Reebok fez em 2011.



Logo CrossFit Games 2024

2024: Uma Nova Era com GORUCK

GORUCK é o novo fornecedor oficial de roupas e calçados da temporada 2024 dos CrossFit Games e o “parceiro mais importante” da CrossFit, disse o CEO da CrossFit, Don Faul. Mas não é o patrocinador principal dos Jogos, nem haverá patrocinador principal em 2024.


A CrossFit garantiu ao Morning Chalk Up que atletas e espectadores podem esperar que o GORUCK tenha uma influência semelhante, moldando a aparência do espectador e da experiência do atleta como os dois patrocinadores anteriores, Reebok e NOBULL. Ainda assim, é difícil não ver a falta de um patrocinador principal como uma grande mudança em relação à forma como as coisas têm sido nos últimos 14 anos.


E embora GORUCK não seja novo no CrossFit - seu equipamento tem sido usado em competições de CrossFit nos últimos anos, nomeadamente durante o teste Ruck Run em 2019 e, mais recentemente, durante o teste 2 das semifinais de 2023 - o anúncio de quinta-feira deve ser pelo menos um pouco é uma surpresa para o fã médio de CrossFit, que fica se perguntando o que GORUCK trará para o esporte e para a comunidade em geral nos próximos três anos.


Então, novamente, já deveríamos estar acostumados com surpresas.


Conteúdo traduzido de Morning Chalk Up

248 visualizações1 comentário

1 Comment


Régis Zem
Régis Zem
Jan 07

Olha só que interessante!

Curti, aprendi bastante

Like
bottom of page