Começou dezembro e com ele vem o período do tão famoso MURPH! Para quem já faz Crosstraining faz tempo sabe que é o momento de se preparar e para aqueles que estão chegando começam as tensões e até um pouco de pavor para esse momento. Antes de começar é importante entender o que é esse WOD tão famoso e tão temido!
O Navy Seal Michael Murphy, morto no Afeganistão em 2005, aos 29 anos, após se sacrificar pela tentativa de salvar sua equipe durante uma missão contra as forças Talibãs, foi o criador de um treino que nomeou como “Body Armor”. Os exercícios envolviam corrida, pull ups, push ups e air squats utilizando um colete balístico com peso de aproximadamente 7,4Kg.
Após sua morte heroica, seu treino se tornou popular entre os Navy Seals pela praticidade e pouca exigência de equipamentos. Sua primeira aparição no site da Crossfit foi em 17 de agosto de 2005, tornando-se um HERO Wod e sendo praticado em diversos eventos e boxes pelo mundo.
Qual a data correta?
Para os americanos, país de origem da Crossfit, o Murph é realizado na última segunda-feira do mês de maio, data do Memorial Day. Neste feriado são prestadas homenagens a todos homens e mulheres que morreram à serviço das Forças Armadas dos EUA e a realização do WOD é considerada uma homenagem dos praticantes do esporte.
Já no Brasil, apesar de alguns boxes realizarem o Murph na data “correta”, o treino é considerado uma forma de confraternizar e comemorar o final do ano. No último sábado de novembro ou nos 3 primeiros sábados de dezembro você irá encontrar este HERO sendo realizado em 90% das boxes do Brasil, sempre acompanhado de muita alegria, comemorações e superação.
Murph em 10 rounds NÃO é Murph!
O treino consiste em 1,6Km de corrida, 100 Pull ups, 200 Push ups, 300 Air squats e finaliza com 1,6km de corrida, utilizando colete de 9Kg (20lb) para os homens e 6,3Kg (14lb) para as mulheres e, geralmente, com Time Cap de 60 minutos.
Polemicas a parte, há diversas formas de realizar o treino. A forma prescrita esta descrita acima. Porém, este normalmente é o primeiro HERO Wod dos iniciantes e é irresponsável colocar um colete de 9Kg em alguém que mal conhece o esporte.
Para quem está começando, tem dificuldades ou limitações, pode-se dividir o treino em 20 rounds após a corrida, 10 rounds, meio-Murph, ¾ de Murph, em duplas, em trios e o céu é o limite.
Para os atletas tradicionais ou até céticos, estas divisões não contam como Murph por facilitarem muito o Wod, apesar da própria Crossfit dividi-lo em 5 rounds no Games de 2016. Porém, é muito improvável que estes tenham realizado a versão plus do Murph de autoria do atleta Dan Bailey, onde é adicionada uma mochila de 80lb que, somada ao colete, adiciona uma carga de 100lb (45Kg) ao peso do atleta ou então quebrar o recorde de Lee Davis, que realizou 16 Murph´s em 24 horas. Fica aí o desafio.
Para nós o ponto mais importante é DASAFIAR-SE, independente da forma que será realizado o treino ou se este será concluído em 32 minutos e 41 segundos, recorde mundial de Alec Blenis, ou em 2 horas. O Murph é aquele Wod primordial que desperta aquilo que vem diminuindo e sendo esquecido em muitos Box: o espírito de COMUNIDADE.
Prepare seu melhor Grip (saiba qual escolher), evite treinar pesado nos dias anteriores, tenha um tênis adequado para corrida, use roupas leves e confortáveis, use protetor solar, hidrate-se e alimente-se bem, tenha uma boa noite de sono, respeite seu condicionamento e vá DESAFIAR-SE.
Ao longo dessa semana faremos alguns posts relacionados ao Murph, fique atento ao blog para pegar as melhores dicas!
Esse conteúdo foi escrito por Mateus Mohr e revisado por Higor Juan Bernardino.