top of page
Foto do escritorMáquina de Vencer

OPEN Chicken Tips 23.1

Chegou o momento mais esperado do ano para os crossfiteiros e crossfiteiras do mundo. O OPEN! Para quem ficou trancado em um bunker nos últimos anos ou qualquer pessoa que não faça crossfit, o Open é a fase inicial do campeonato mundial de Crossfit, os Crossfit Games, e é também o maior campeonato esportivo do planeta, já que em média 300 mil pessoas participam dele todos os anos.


A dinâmica é a seguinte: Uma vez por semana, durante três semanas, eles lançam uma prova, que pode ter parte 1 e 2 ou ser só em uma parte. Todo mundo tem 5 dias para realizar a prova e enviar o resultado e a partir do ranqueamento mundial parte das pessoas passam de fase e assim vão indo fase por fase até a final.


Em 2022, a Crossfit anunciou a mudança de programador das provas dos games: Dave Castro, que foi o programador e idealizador da dinâmica saiu e Adrian Bozman entrou.


Esperava-se algo novo, mas o workout apresentado foi um treino já realizado em 2014. Isso não é uma queixa, já que Bozman abdicou de qualquer ego e optou por refrescar a memória dos praticantes do crossfit com um ótimo treino antigo. Além do mais, a repetição de workouts antigos é algo bem comum no Open, com exceção do ano de 2022 e do primeiro, obviamente, em todos os outros anos teve ao menos uma prova repetida como mostra a imagem do Morning Chalk Up.


Diferentemente do que se esperava baseados no que ocorreu em 2022, onde a crossfit optou por workouts inclusivos, que podiam ser executados por praticantes iniciantes, o 23.1 é um workout que mostra o crossfit raiz, com movimentos ginásticos complexos, endurance e levantamento de peso olímpico. O treino favorece pessoas mais altas (wallball shots e remo), o que pode ser um desafio para quem tem menor estatura (caso desse que vos escreve), mas, no crossfit, a coragem permeia a alma do praticante.


Abaixo estão algumas dicas para enfrentar o tenebroso workout:


1. A primeira dica é pensar bem sobre qual prova você vai fazer, se você só não faz ring muscle up, talvez seja o caso de fazer RX e tentar chegar o mais rápido possível lá, no Open, o último RX está sempre na frente do primeiro Scaled e cada ponto conta. Muita gente vai travar no movimento mais complexo, sabendo disso colocaram um Tie Break de desempate no fim dos cleans, para ser a linha que divide todo mundo que ainda não faz Muscle Up. Aproveite disso.


2. Partindo pro wod, não se afobe nas 60 calorias no remo. Tente manter um ritmo tranquilo e puxe uma caloria por vez. As pessoas mais bem condicionadas e experientes tem fechado em menos de 3 minutos, mas cada um tem seu ritmo, não adianta você querer acelerar muito no remo e depois não ter mais energia para fazer o resto dos 14 minutos de prova.


3.Quantas Reps você costuma fazer de T2B, imagina agora você fazendo isso cansado, pense em quebras estratégicas, se você aguenta fazer 12 talvez seja o caso de quebrar de 10 em 10. Evite fazer até chegar no seu limite porque você vai acabar demorando mais para descansar e fazendo muito menos nas próximas.


4. Wallball shots são difíceis para os baixinhos (Olá Xuxa Meneghel). O objetivo principal é manter uma quantidade que você aguente, fazer quebras estratégicas de acordo com a sua capacidade. Wallball shot é ruim, só gosta quem é alto, mas não mata ninguém, obedeça se coração e dê seu melhor.


5. Clean (chego a me babar quando falo) é um dos movimentos prediletos de muitos praticantes de crossfit, aqui é quase um consenso que o melhor é fazer de um em um, soltando a barra para conservar o cardio e entrar relativamente bem nos muscle ups. No entanto, se você tem um cardio excepcional como de Rich Fronning ou Tia Clair Toomey, pode mandar todas as repetições unbroken, cada um mete o louco onde pode.


6. Se você chegar nos Muscle Ups e souber fazer, quem vai ditar seu ritmo é seu corpo, nessa altura provavelmente você já estará exausto/a e até os atletas de elite chegam nos Muscle Up nos minutos finais. Tendo tempo sobrando, faz de um em um, se tiver muito no final só vai na fé e tenta fazer o máximo que conseguir.


7. É importante frisar que este workout não é um for time, é um AMRAP (as many reps as possible). Após os muscle ups, é necessário retornar ao remo e tentar concluir o máximo de repetições até o final do tempo de 14 minutos.


Com estas dicas, espero que os praticantes de crossfit consigam se preparar melhor para o 23.1 e celebrar o esporte com muito empenho e alegria. Se ela te ajudou de alguma forma, compartilha com os amigos e escreva #ValeuXandão nos comentários!


A gente se vê no leaderboard, se você não me achar, procure mais para baixo, estarei ali, feliz, porque o importante é participar.


Open Chicken Tips by Alexandre Ferreira




1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Higor Juan Bernardino
Higor Juan Bernardino
Feb 17, 2023

#ValeuXandao

Like
bottom of page