top of page

PFAA pede a retirada de Dave Castro da equipe esportiva da CrossFit

A PFAA divulgou essa demanda menos de duas semanas após a morte de Lazar Đukić.


Na tarde de 20 de agosto de 2024, a Associação de Atletas Profissionais de Fitness (PFAA) exigiu que o Diretor dos CrossFit Games, Dave Castro, “fosse removido de seu cargo na Equipe Esportiva [da CrossFit]”.



A notícia foi entregue diretamente ao CEO da CrossFit, Don Faul, às 13h (horário do Pacífico).


Duas outras exigências que a PFAA fez a Faul esta tarde incluíram:


  • “Um nível apropriado de transparência entre a CrossFit e a PFAA em relação à investigação particular sobre a morte de Lazar Dukic e as mudanças subsequentes feitas para proteger todos os atletas daqui para frente.

  • “O pedido para que a CrossFit crie uma equipe de segurança independente para manter contato com a PFAA de forma contínua.”


Isso aconteceu logo após a morte de Lazar Đukić durante a parte de natação do Evento 1 dos CrossFit Games de 2024, dias atrás. 


  • O competidor e presidente da PFAA, Brent Fikowski, disse que essa foi a gota d'água no que ele caracteriza como uma longa história de falhas da CrossFit em priorizar a segurança dos atletas .


Os detalhes: A posição da PFAA é que, com base em anos de relutância da CrossFit em se envolver significativamente nas áreas de segurança dos atletas e mitigação de riscos durante os eventos, eles não confiam mais em Castro.


Em uma ligação com o Morning Chalk Up, Fikowski disse: “Sentimos que Dave Castro não pode fazer parte do time esportivo com a confiança que perdemos nele.”


  • “[Dave Castro] ama os CrossFit Games, e ele fez uma quantidade incrível pelos CrossFit Games”, disse Fikowski. “No entanto, você sabe, amor nem sempre significa competência e a habilidade de levá-lo ao próximo passo de onde ele precisa ir e onde os atletas acreditam que ele precisa ir.”  

  • Fikowski acrescentou que os atletas querem mais colaboração e diretrizes mais claras, coisas que Castro jamais se dispôs a fornecer.


A diretora de operações da PFAA, Grace Paulus, acrescentou que a relutância da CrossFit em se envolver e colaborar tem sido um “padrão consistente de comportamento que vem sendo vivenciado há anos, e então este é o ponto de ruptura final”.


Mais uma coisa: antes de contatar Faul, a PFAA organizou duas chamadas com membros da PFAA, incluindo atletas, treinadores e agentes, para informá-los sobre seu plano. Uma chamada ocorreu em 19 de agosto e outra em 20 de agosto. 


  • Trinta e cinco pessoas estavam na primeira chamada e 54 na segunda , e um sentimento comum era: "Não é só isso, certo?" Paulus explicou que a PFAA então deixou "dolorosamente claro" que essas são apenas "três etapas iniciais" para fazer a bola rolar. 


  • Fikowski não espera que todos concordem com todas as decisões da PFAA , mas ele espera criar um grupo coeso para ajudar a impulsionar mudanças positivas. 


“Há força em todos nós, espero, permanecendo juntos em um grupo realmente forte e unificado”, disse Fikowski.

Visão geral: durante anos, atletas e treinadores se preocuparam com a forma como a CrossFit lida com a segurança dos atletas e, tragicamente, foi necessária a morte de um dos melhores atletas do esporte para chegar a um ponto de ruptura. 


Para a PFAA, uma mudança significativa começa com a remoção de Castro do lado esportivo do CrossFit. No final das contas, Fikowski explicou que como o CrossFit responde às três primeiras demandas da PFAA ditará os próximos passos necessários. 



 

Declaração pública da PFAA:


“A PFAA representa os interesses dos atletas que competem na temporada dos CrossFit Games. O esporte é construído no princípio de que os atletas não sabem todos os detalhes dos eventos dos quais participam, mas sempre presumimos que se algo desse errado eles nos salvariam. Estávamos errados.


  1. Exigimos um nível apropriado de transparência entre a CrossFit e a PFAA em relação à investigação de terceiros sobre a morte de Lazar Đukić e as mudanças subsequentes feitas para proteger todos os atletas daqui para frente.

  2. Exigimos que a CrossFit crie uma equipe de segurança independente para manter contato contínuo com a PFAA.

  3. Exigimos que Dave Castro seja removido de seu cargo na Equipe Esportiva.


Essas demandas refletem os passos imediatos necessários para começar a restaurar a confiança dos atletas no CrossFit Sport. A PFAA também está profundamente ciente de que mais deve ser feito para mudar a cultura e a direção estratégica deste esporte para garantir seu futuro, e isso levará tempo.


Assinado, O Conselho da PFAA – Anníe Thorisdottir, Brent Fikowski, Dina Swift, Fee Saghafi, Leeverne Engelbrecht, Patrick Vellner, Royce Dunne, Victoria Campos”


ESSE TEXTO FOI TRADUZIDO DO MORNING CHALK UP E A MATÉRIA ORIGINAL É DE EMILY BEERS E JOE GENETIN-PILAWA



17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page