top of page
Foto do escritorBhartira Izidoro

Rogue Invitational 2024, mais marcante que o Games? Entenda o campeonato

Desde o ano de 2019, a ROGUE, empresa de equipamentos fitness com sede em Ohio, começou a realizar o Rogue Invitational, uma competição sancionada pela CrossFit que, por sua excentricidade, ganhou um enorme espaço no mundo do esporte.


Tia clair e Jeff Adler campeões do Rogue

Inclusive, por ser Off-season, os atletas parecem competir de forma mais “leve” do que competem nos CrossFit Games. Podemos citar outros eventos que fazem parte da off-season, como o Wodapalloza e o Dubai Championship que, apesar de licenciados, não fazem parte da sequência Open, Quartas, Semifinal e Games.


O sistema de qualificação é híbrido e seleciona por três métodos: Pontuação nos CrossFit Games, um Qualifier chamado “The Q” e eles também se reservam ao direito de trazerem alguns atletas que são diretamente convidados.


Em 2024, o Rogue Invitational aconteceu nos dias 8 a 10 de novembro em P&J Live, em Aberdeen, na Escócia, e todas as provas foram transmitidas pelo canal oficial do YouTube de forma gratuita e mantiveram a audiência altíssima durante toda a transmissão.


E falando da competição em si, não temos como não falar da disputa do individual feminino sem citar a dupla Toomey e Horvaht, algo que tem marcado os campeonatos desde o games de 2023 quando Tia Clair estava grávida e não competiu, nesse ano a Laura venceu e até o Rogue o que se falava era: “só venceu o games porque a Tia estava grávida”, na sequência veio o Rogue e ela venceu outra vez e as pessoas ainda falaram que era “porque a Tia Clair tinha acabado de ter filho”.


Mas essa disputa, que certamente ainda irá se arrastar, termina esse capítulo com Tia Clair vencendo e provando aos seus fãs e seguidores que sim, ela ainda está no jogo. Mas Laura segue sendo aquele sussurro no ouvido e ficou em segundo lugar. Para completar esse disputado pódio tivemos Arielle Loewen.


No Masculino, Jeff Adler retoma o primeiro lugar, seguido de Brent Fikowski, que se aposentou nesse campeonato e Jason Hopper no terceiro lugar.


Com investimentos altos, neste ano o campeonato, fez parte da premiação em Bitcoin. Foram comprados $275.000 de bitcoin a $35.000 por moeda, que em 06 de novembro de 2024, já havia subido para $75.000 a moeda.


Fikowski, vice campeão do Rogue

Aposentadoria: Brent Fikowski, encerra sua carreira neste Rogue Invitational 2024, garantindo o segundo lugar, logo você poderá ler mais sobre isso aqui no site do Máquina de Vencer, numa matéria toda especial para esse ícone do nosso esporte.


Vale ressaltar que como sempre, parte do diferencial do evento, foi a escolha das provas, que testaram os atletas de várias formas, inclusive no quesito que mais tem a ver com a Escócia, a força!


Sandbag Carry, movimentos de levantamento olímpico com cargas consideradas altas, muitos movimentos de propulsão, assim como um peg board horizontal, muscle ups em troncos, sprints e outras diversidades de movimentos que garantem um show de capacidades físicas para quem está acompanhando o evento.


VAI SUPERAR O GAMES?

Não dá para negar que a Rogue entregou um espetáculo de campeonato esse ano e é natural que a comunidade comece a se perguntar se o Rogue vai superar o Games um dia. É difícil cravar uma resposta, mas sabemos que a CrossFit tem deixado a desejar nos últimos anos. Os patrocinadores cada vez menores, a premiação também diminuindo, a retirada das categorias de idade e adaptados do grande evento e a fatalidade da morte de Lazar Dukic marcaram negativamente a história do Games.


Sabemos que é difícil superar o campeonato mundial oficial, mas a CrossFit só conquistou o que conquistou porque fazia tudo bem feito, o que tem acontecido cada vez menos, e deixa um espaço enorme para que os sancionados mundiais cresçam cada vez mais.


E fechamos esse conteúdo perguntando: Você acha que Woodapalloza e Rogue Invitational tem condições de superar os CrossFit Games algum dia? Responda nos comentários.


Essa matéria foi escrita por Bhartira Izidoro, atleta Máquina de Vencer e membro do Creators, e contou com a colaboração e revisão de Higor Juan Bernardino, sócio proprietário e responsável pelo coletivo de criadores de conteúdo do Máquina de Vencer.




Posts recentes

Ver tudo

5 Comments


Guest
Nov 11

Melhor que o games, Ctz.

Like

👏🏻👏🏻👏🏻

Like

Ilana Feldman
Ilana Feldman
Nov 11

Tem muito potencial!!!

Like

As provas de strongman tbm foram iradas.

Like

Guest
Nov 11

Excelente!!!!

Like
bottom of page