Se você consumiu conteúdo de CrossFit nos últimos meses já deve saber que as categorias adaptadas serão realizadas separadas do CrossFit Games e em parceria com a WheelWod. Até esse ponto, a grande maioria entendeu, o que ficou confuso é como isso vai acontecer e, baseado num conteúdo de Nicky Freymond para Morning Chalk Up, viemos aqui tentar deixar tudo mais claro.
Antes de mais nada, é essencial saber que a WheelWod tem seu campeonato mundial, o WheelWod Games e até 2021, esse era os CrossFit Games para todos os competidores adaptados. Em 2021 a CrossFit resolveu trazer esses atletas para dentro do CrossFit Games para dar mais visibilidade para a categoria e incluíram 16 categorias, oito para homens e oito para mulheres. Antes dos Games daquele ano, foi redigida e divulgada uma política adaptativa para os atletas, que incluía detalhes sobre cada divisão, classificações, regras e padrões. Os treinos do Open também foram adaptados para a divisão de deficientes físicos visando manter a inclusão e a continuidade.
Já naquele ano, Dave Castro, que na época era Gerente Geral de Esportes da CrossFit, conversou com Kevin Ogar (co-proprietário da WheelWOD) sobre a previsão de que a categoria adaptada teria "seu próprio CrossFit Games".
Vindo para o momento atual, antes dos Games de 2023, Ogar teve permissão para compartilhar com a equipe da CrossFit sua ideia de que o WheelWOD poderia potencialmente assumir o controle de toda a temporada e liderar a divisão adaptativa dos CrossFit Games programando, classificando os atletas e sendo o anfitrião. A CrossFit avaliou a possibilidade e agora em outubro anunciou a decisão de separar as categorias, criando assim o "The Adaptive CrossFit Games".
O QUE SABEMOS ATÉ AGORA:
Sabemos pouco, mas uma dúvida que pairava sobre o assunto é se a divisão adaptada competiria no WheelWod Games e isso seria essa nova divisão, ou seja, voltar ao que era feito antes e a resposta é não. Até porque, diferente do CrossFit Games, o Wheel Wod Games já tem data, local e 15 categorias diferentes. Então o que a CrossFit está fazendo é criar um evento paralelo ao Games e ao WheelWod para sediar exclusivamente o The Adaptive CrossFit Games. Para deixar mais claro ainda, é como uma Paraolimpíada, um evento separado que confere aos campeões a mesma honra de quem foi campeão do evento principal.
O QUE A CROSSFIT E O WHEEL WOD ESPERAM DISSO:
Como o CrossFit tem enfrentado muitas dificuldades crescentes em relação à divisão adaptativa nos últimos anos, muitos estão olhando para esta grande mudança como uma solução. Com uma organização como a WheelWOD comandando o navio (embora ainda gerenciada e apoiada pelo CrossFit), atletas e espectadores estão ansiosos para ver como certos pontos críticos do passado são gerenciados. Agora que o WheelWOD fez parceria com o CrossFit para isso, temos muitas opções de locais e muito mais recursos" disse Ogar. “Essa parceria contínua com o CrossFit e essa mudança nos darão mais espaço para crescer e mais chance de focar em nossos atletas.”
No que diz respeito à classificação dos atletas nas divisões adequadas, Ogar partilhou que irão utilizar o mesmo sistema de classificação que utilizam há um ano e meio, mas estão dispostos a aperfeiçoá-lo, tentando dar aos seus atletas a melhor experiência possível. Ele compartilhou o mesmo sentimento em relação à programação, de que os treinos serão justos para todos, com movimentos e padrões de movimento que criem condições de igualdade entre todos os atletas.
LOCAL, DATA E CATEGORIAS:
Datas e locais definitivos ainda são desconhecidos, mas os 2023 WheelWOD Games serão realizados de 30 de novembro a 3 de dezembro deste ano em Raleigh, Carolina do Norte. Especula-se que a divisão adaptativa dos CrossFit Games para 2024 poderia ser realizada no mesmo local, mas com uma ligeira alteração no calendário. Ogar indicou que os Adaptive CrossFit Games da WheelWOD serão realizados em setembro ou outubro, verificando que poderão ser realizados em Raleigh, mas potencialmente em outro lugar. Ogar também compartilhou que haverá 15 divisões competindo.
A POLÊMICA ENVOLVIDA NA MUDANÇA:
Pelas redes sociais, parte do público acusa a CrossFit de dar um passo para trás no sentido da visibilidade, que foi usado como argumento para trazer os adaptados para dentro do Games, alegando que separar esses eventos vai causar um apagamento da categoria, que já teve muitas reclamações esse ano por sequer ter tido transmissão das suas provas. De certa forma, entendem que a parceria com a WheelWOD é boa porque a empresa tem mais experiência e tornaria a categoria mais justa e bem feita, mas realizar o evento em outro dia e local não agradou a todos.
Agora é tentar entender como isso vai funcionar e quais os planos da CrossFit para resolver o problema da visibilidade da categoria adaptada, sabemos que com a parceria, o The Adaptive CrossFit Games será melhor e mais bem organizado para os atletas adaptados, mas tornar o evento melhor e não dar visibilidade para ele pode acabar sendo um tiro no pé.
E vocês? O que acham dessa mudança? Respondam nos comentários!
Se a CrossFit realmente se empenhar acho que os Games Adaptados sendo separados das categorias normais vai ser ótimo. Eu pelo menos adoro assistir e fiquei desapontado, assim como muitos ficaram, por não ter uma transmissão decente. Agora vamos esperar.