Natural de Santos (SP), Victoria Campos, 32 anos, conheceu o CrossFit em 2013 na Nova Zelândia e, em 2014, se tornou instrutora de CrossFit e wakeboard em Hong Kong. Mas sua carreira como atleta deslanchou em 2015. Durante a pandemia, mudou-se para os Estados Unidos, onde integrou a equipe Mayhem, liderado pelo multicampeão Rich Froning, e segue o programa de treinamento até hoje.
A atleta participou dos CrossFit Games em 2022 e 2023, garantindo sua vaga pelo torneio semifinal sul-americano. Em 2024, mesmo classificada, decidiu se retirar dos Games após a tragédia com Lazar Dukic, demonstrando empatia e preocupação com a segurança no esporte.
Sobre sua atuação no Conselho da PFAA, Victoria disse para o blog Hora do Burpee: "Faço parte da PFAA desde 2022, quando Brent Fikowski me perguntou se eu gostaria de ser a voz da América do Sul. Acredito muito na importância do envolvimento dos atletas para ajudar no crescimento e desenvolvimento do esporte, e me coloquei à disposição para isso”
A votação ocorreu eletronicamente do dia 14 a 17 de novembro. Antes de serem votados, cada candidato/a justifica o motivo pelo qual querem fazer parte da organização e nesse ponto Victoria Campos disse: " Gostaria de continuar servindo no conselho da PFAA para representar os atletas sulamericanos. Meus colegas podem não ser muito vocais, mas sei que muitos querem ver o esporte crescer.”
A brasileira ainda completou dizendo: “Às vezes, a linguagem pode ser uma barreira ou eles não têm a plataforma certa para falar sobre isso. Eu seria capaz de preencher essa lacuna e trabalhar junto com todos na PFAA para fazer o esporte crescer no mundo todo de uma forma que apoie todos os atletas."
Os votos foram lançados e contados. A Professional Fitness Athletes' Association (PFAA) anunciou os seis novos membros do quadro de atletas que além de Victoria Campos, também passou a agregar Danielle Brandon, Patrick Vellner, Jake Douglas, Jelle Hoste, e Christina Livaditakis.
Todos os seis atletas que foram indicados ou se dispuseram voluntariamente a participar foram votados pelos membros votantes elegíveis da PFAA. A missão do Conselho de Atletas da PFAA é promover a missão e os objetivos da PFAA.
Victoria também ressaltou sua missão: levar a visão dos atletas, vivida dentro da arena, para a sede da CrossFit, buscando melhorar a experiência para todos.
"Quanto mais nos unirmos e conversarmos sobre as experiências que passamos dentro da arena, maior será a chance de discutirmos mudanças significativas com a organização e fazermos a diferença." – entrevista concedida para o blog Hora do Burpee.
Ver uma atleta brasileira assumir um papel tão relevante no cenário global do CrossFit é motivo de inspiração para praticantes e atletas de todos os níveis.
A entrada de Victoria Campos no Conselho da PFAA representa um marco para o CrossFit na América do Sul. Além de ser um reconhecimento de seu talento e dedicação, sua presença abre caminho para que atletas da região tenham mais representatividade e voz em questões fundamentais do esporte.
A expectativa é que Victoria traga melhorias significativas para a segurança, o bem-estar e as oportunidades dos atletas, promovendo um futuro mais inclusivo e promissor para o CrossFit.
Com a liderança de representantes comprometidos, como Victoria, a PFAA tem o potencial de transformar o esporte e fortalecer a comunidade de atletas, garantindo que o CrossFit continue a crescer e a inspirar novas gerações.
O que é a PFAA?
A PFAA é uma organização sem fins lucrativos criada em 2020 para representar os atletas de CrossFit. Sua atuação abrange parcerias com marcas e organizadores de eventos, com o objetivo de:
Garantir a saúde e segurança dos atletas, promovendo competições justas e equitativas;
Otimizar os ganhos financeiros e as oportunidades de desenvolvimento dos atletas;
Aumentar a visibilidade e a representatividade dos atletas profissionais dentro da comunidade de fitness funcional.
O impacto da PFAA nos CrossFit Games
A PFAA teve um papel significativo no último CrossFit Games, especialmente após a trágica morte do atleta Lazar Dukic durante a primeira prova. A organização defendeu mudanças importantes, como:
Reformulação da liderança, pleiteando a saída de Dave Castro;
Maior transparência nas investigações;
Implementação de protocolos de segurança aprimorados.
Em resposta à pressão da comunidade e da PFAA, a CrossFit anunciou um plano com seis ações principais, incluindo a criação de uma posição sênior focada em segurança, a suspensão de provas de natação em águas abertas e maior suporte à saúde mental dos atletas.
O conteúdo foi escrito por Ilana Feldman com fonte de portais estrangeiros como CrossFit.com, The Barbell Spin, Morning Chalk Up, PFAA e do blog brasileiro Hora do Burpee a quem Victoria Campos cedeu entrevista.
Comentarios